terça-feira, 24 de junho de 2008

Petrobras: refinarias no NE terão unidades de biomassa

FONTE: ESTADÃO
DATA DA NOTÍCIA: 23/06/2008

O gerente de desenvolvimento de negócios internacionais de biocombustíveis da Petrobras, Fernando Cunha, revelou que a estatal estuda instalar nas suas próximas refinarias Premium no Nordeste unidades integradas de biomassa. No início do mês, a companhia informou que a primeira a entrar em operação, a do Ceará, irá custar cerca de US$ 11 bilhões. "A refinaria Premium da Petrobras já pensa nessa questão, de refinar petróleo já com a biomassa, são as biorefinarias", disse.
Em palestra hoje na Câmara de Comércio Brasil-França, o executivo informou que a Petrobras tem feito contato com empresas da Espanha e França para uma eventual instalação de uma unidade de biocombustíveis na região tendo como matéria-prima produtos brasileiros.

LINK: http://www.anba.com.br/noticia_petroleoegas.kmf?cod=7390142

COMENTÁRIO: A palestra foi bastante elucidativa, traçando um panorama do consumo mundial de energia, a matriz energética brasileira, os caminhos adotados pela Petrobras com relação ao desenvolvimento de Biocombustíveis (Etanol e Biodiesel) e o futuro próximo das tecnologias para produção de energia a partir de biomassa. O Blog espera em breve poder indexar também esta apresentação.
Veja também do Fernando Cunha, a reportagem sobre alternativas para combustíveis de termelétricas no link abaixo.
Parabéns Fernando Cunha.
blog nossos negocios victor engert rizzo petrobras fernando cunha biodiesel etanol

Desertificação ameaça 30% a 40% de terras férteis, diz ONU

FONTE: ONU - BRASIL
DATA DA NOTÍCIA: 17/06/2008

Segundo a ONU, a desertificação ameaça entre 30% a 40% de terras férteis em todo o mundo. De acordo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Fida, a agricultura sustentável é a chave para combater o avanço dos desertos. O objetivo da data é chamar a atenção para a importância da gestão das terras como forma de apoiar a agricultura.

LINK: http://www.un.org/av/radio/portuguese/detail/6420.html

COMENTÁRIO: A desertificação de terras férteis é um problema grave que ocorre em todo o mundo. No Brasil temos o exemplo de extensas áreas do Rio Grande do Sul que encontram-se em diversos níveis de desertificação. Não foi por falta de aviso que dos ambientalistas que, desde a década de 80, já previam que com o modelo agrícola vigente nas terras férteis do Rio Grande do Sul corriam risco de ocasionar desertificação. Hoje o risco se tornou realidade. O Nordeste vai pelo mesmo caminho bem como algumas áreas do Cerrado.
A desertificação gera redução de renda, êxodo rural, redução da oferta de alimentos, sem falar em graves problemas ambientais com conseqüência diretas sobre o regime hídrico gerando secas prolongadas. Inicia-se um ciclo vicioso que exige elevados investimentos para sua reversão.
As causas são bastante conhecidas. Agricultura convencional sem cuidados com a conservação do solo deixando o solo exposto a intempéries, erosão, desmatamento, monocultura, excesso de cultivo, compactação do solo por máquinas agrícolas, falta de reposição de matéria orgânica no solo.
As boas práticas no manejo do solo e uma agricultura mais preocupada com a conservação da fertilidade do solo do que com elevadas produção a custa de insumos químicos, já mostraram resultados em diversas partes do mundo e no Brasil. Não faltam tecnologias adaptadas para a conservação do solo e a prática de uma agricultura sustentável.
O tema é ainda mais importante no momento em que o mundo passa por uma crise de abastecimento de alimentos mundial. O Brasil deveria ter uma especial atenção ao tema em face de sua posição privilegiada com relação à produção de alimentos.
blog nossos negocios victor engert rizzo desertificação agricultura sustentável

Petrobras está otimista com produção de biodiesel com a Galp Portuguesa

FONTE: Agência de Noticias Brasil-Arabe / Agência Lusa
DATA DA NOTÍCIA: 18/06/2008

'Estamos muito otimistas principalmente com a possibilidade de abertura do mercado de distribuição de biodiesel na Europa', disse o gerente de biocombustíveis da estatal brasileira, Fernando Cunha.
A Petrobras está "otimista" com o acordo para produção de biodiesel em parceria com a Galp, que dever começar até ao fim deste ano, disse à Agência Lusa fonte da estatal brasileira. Fernando José Cunha, gerente de biocombustíveis da Petrobras, afirmou que o estudo de viabilidade técnica está sendo finalizado pelas equipes das duas companhias."Estamos muito otimistas com essa parceria, principalmente com a possibilidade de abertura do mercado de distribuição de biodiesel para a Petrobras na Europa a partir da Galp", afirmou.

LINK: http://www.anba.com.br/noticia_agroenergia.kmf?cod=7375625&indice=30
nossos negocios victor engert rizzo petrobras ferando cunha biodiesel galp