DATA DA NOTÍCIA: 21/05/2008
A Petrobras divulgou nesta quarta-feira comunicado na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), citando a existência de mais petróleo nos reservatórios da camada de pré-sal (que se encontram abaixo de uma extensa área de sal), na bacia de Santos.
COMENTÁRIO: Se olharmos o contexto geral das reservas de petróleo mundiais esta notícia é ainda mais importante. Com as últimas descobertas anunciadas, o Brasil sobe consideravelmente no ranking dos produtores de petróleo.
Segundo um relatório da BP Statistical Rewiew de 2007, o Brasil aparecia em 17º lugar no ranking de reservas de petróleo com 12,2 bilhões de barris, atrás de países como Argélia e México. As recentes descobertas tem potencial de adicionar cerca de 30 bilhões de barris (os números ainda não estão claros) às reservas do país o que poderá fazer o país saltar para a 8ª posição, atrás de países como Venezuela ( 80,0 bilhões de barris) e Rússia ( 79,5 bilhões de barris) e a frente de países como Líbia (41,5 bilhões de barris), Cazaquistão ( 39,8 bilhões de barris) e Nigéria (36,2 bilhões de barris).