quinta-feira, 22 de maio de 2008

Petrobras descobre mais indícios de petróleo na bacia de Santos

FONTE: UOL Economia
DATA DA NOTÍCIA: 21/05/2008

A Petrobras divulgou nesta quarta-feira comunicado na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), citando a existência de mais petróleo nos reservatórios da camada de pré-sal (que se encontram abaixo de uma extensa área de sal), na bacia de Santos.


COMENTÁRIO: Se olharmos o contexto geral das reservas de petróleo mundiais esta notícia é ainda mais importante. Com as últimas descobertas anunciadas, o Brasil sobe consideravelmente no ranking dos produtores de petróleo.
Segundo um relatório da BP Statistical Rewiew de 2007, o Brasil aparecia em 17º lugar no ranking de reservas de petróleo com 12,2 bilhões de barris, atrás de países como Argélia e México. As recentes descobertas tem potencial de adicionar cerca de 30 bilhões de barris (os números ainda não estão claros) às reservas do país o que poderá fazer o país saltar para a 8ª posição, atrás de países como Venezuela ( 80,0 bilhões de barris) e Rússia ( 79,5 bilhões de barris) e a frente de países como Líbia (41,5 bilhões de barris), Cazaquistão ( 39,8 bilhões de barris) e Nigéria (36,2 bilhões de barris).

Parlamento Europeu pede pesquisa sobre impacto de biocombustíveis

FONTE: Notícia em 360º
DATA DA NOTÍCIA: 21/05/2008

O Parlamento Europeu pediu nesta quarta-feira (21/5) mais pesquisa sobre o impacto do desenvolvimento de biocombustíveis para combater a mudança climática, estratégia que vem sendo criticada em meio a uma crise mundial de alimentos, diz o G1. O Parlamento, segundo o Estadão Online, defende pesquisa adicional sobre o impacto da política de promoção de biocombustíveis e seus efeitos no aumento do desmatamento, a expansão de área cultivada e a oferta mundial de alimento, concordaram legisladores em um texto adotado por 556 votos a favor e 61 votos contra. A UE estabeleceu a meta de que os biocombustíveis corresponderão a 10% de todo o combustível utilizado no transporte até 2020, como parte de um pacote mais amplo de medidas para combater a mudança climática.

LINK: http://www.noticia360.com.br/?p=540
COMENTÁRIO: Qual seria a posição dos Europeus se eles tivessem acesso a fontes de biocombustíveis em larga escala como o Brasil? Puro casuísmo ou preocupação fundamentada?
Apenas como informação adicional, o país utiliza hoje não mais do que 0,74% da área disponível com a produção de cana de açúcar. Estudos indicam que está área poderia ainda ser multiplicada por 14 sem necessidade de desmatamentos adicionais.

As controvérsias de Eike Batista

FONTE: Espaço Aberto
DATA DA NOTÍCIA: 15/05/08

Um ativo representante da nova geração de empresários brasileiros ou apenas mais um dono de empresas com problemas ambientais? Eike Batista fala sobre política industrial e investimentos do grupo EBX. Entrevista com Miriam Leitão

LINK: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM828300-7823-AS+CONTROVERSIAS+DAS+EMPRESAS+DE+EIKE+BATISTA,00.html

COMENTÁRIO: A Miriam Leitão não aliviou. Eike em alguns momentos ficou em uma saia justa.

Cana-de-açúcar já é a segunda fonte primária de energia no Brasil

FONTE: Empresa de Pesquisa Energética
DATA DA NOTÍCIA:08/05/2008

Avanços no uso do etanol, do bagaço, de resíduos industriais e da energia eólica elevam participação das fontes renováveis na matriz energética para 46,4%

A cana-de-açúcar, que nos últimos anos já se destacava pelo seu crescimento expressivo na Matriz Energética Brasileira, alcançou em 2007 um patamar inédito. Segundo os dados preliminares do Balanço Energético Nacional – BEN, divulgados nesta quinta-feira pela EPE, a participação dos produtos derivados da cana (entre os quais o etanol e o bagaço) na composição das fontes primárias de energia utilizadas no país chegou a 16%, ocupando a segunda posição entre os energéticos mais demandados no ano passado – atrás apenas do petróleo e derivados, com 36,7%, e superando a energia hidráulica, com 14,7%.





COMENTÁRIO : Para quem se interessa pelo tema matriz energética do Brasil, este relatório é imperdível. Com estes novos números o país definitivamente caminha em direção da utilização de energias renováveis. A média mundial de utilização de fontes de renováveis é de 12,7%. Com os atuais 46,4% de utilização de renováveis, o país realmente se coloca em uma posição mais confortável em relação a dependência do petróleo. Boas notícias em tempos de crise do petróleo.

Inauguração do Blog Nossos Negócios

Caros Amigos,

Este blog foi criado para compartilharmos notícias publicadas nos meios de comunicação sobre negócios que possam ser de interesse de todos nós.
Serve como um pequeno clipping de notícias para os amigos.
Ao invés de mandarmos notícias por e-mail, resolvemos compartilhá-las neste blog e permitir assim, que também sejam consultadas posteriormente.
Estamos inaugurando o blog Nossos Negócios ainda em caráter experimental.

Sejam bem vindos !

Victor Rizzo e Robert Spindel
Comercio Exterior, Economia, Empresarios, Empresas,Energia, Petroleo e Gas,Energias Renovaveis, Eolica, Biocombustiveis, PCH, Fotovoltaica, Energia Solar, Biomassa, Etanol, Gestao de Negocios, Gestao de Processos, Gestao de Projetos, Gestao de Riscos de Negocios, Inteligencia de Negocios, Inteligencia Competitiva, Internacional, Fusoes e Aquisiçoes, Meio Ambiente, Mercado de Açoes, Tecnologia, Varejo, Robert Spindel, Victor Engert Rizzo, Fernando Rodrigues Neves, Bruno Engert Rizzo, André Lauria