sábado, 7 de junho de 2008

Prontas para decolar? Empresas de TI do Brasil rumo à internacionalização

FONTE: PORTAL EXAME ABRIL
DATA DA NOTÍCIA: 29/05/2008

As empresas brasileiras de TI finalmente têm capital e incentivos para concorrer com as indianas — mas será que ainda dá tempo de ter relevância global?
O namoro entre a Mitsubishi e a Politec, empresa de serviços tecnológicos sediada em Brasília, durou mais de um ano. No final de abril, foi anunciado o casamento: a Politec foi escolhida para receber um dote de 100 milhões de dólares. Em troca, o braço de investimentos do conglomerado japonês vai ficar com 25% do capital da companhia — e dará início a um agressivo processo de internacionalização da Politec. Além de se tornar fornecedora prioritária de serviços tecnológicos para 500 empresas do grupo japonês em 80 países, a Politec também vai abrir uma filial no país natal de seu novo sócio.
Com quase uma década de atraso, a promessa de que o Brasil se transforme em uma base mundial de prestação de serviços de tecnologia parece finalmente estar se aproximando da realidade. Empresas brasileiras receberam investimentos que totalizam cerca de meio bilhão de dólares entre junho do ano passado e maio deste ano.

LINK: http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0919/tecnologia/m0160511.html

COMENTÁRIO: Depois de terem realizado o seu dever de casa, com a implantação de metodologias de desenvolvimento e de gestão de projetos, as empresas de TI conseguiram aumentar suas receitas e melhorar sua rentabilidade. As melhorias de gestão e no caixa, passaram a atrair investidores. O grande entrave para competição internacional neste segmento, cujo principal componente de custo é a mão de obra, ainda são os elevados encargos trabalhistas.
Por outro lado, gigantes mundiais do setor como a Tata (TCS), estão encontrando mais dificuldades em sua entrada no Brasil do que o previsto.
Veja também a noticia "Gestão de Projetos cresce e se profissionaliza", publicada no dia 31/05
nossos negocios victor engert rizzo tecnologia

Minc quer Exército e PF defendendo a floresta

FONTE: JB ONLINE
DATA DA NOTÍCIA: 07/06/2008

O governo pedirá ajuda ao Exército e à Policia Rodoviária Federal para combater o desmatamento na Amazônia. O anúncio foi feito, ontem, pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, depois de reunião com o diretor da Polícia Federal, Luis Fernando Corrêa. Segundo anunciou, a PF e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não têm condições logísticas suficientes. Se os dois órgãos tiverem que deslocar seus homens, "a linha de frente ficaria desguarnecida", disse Minc.

LINK: http://jbonline.terra.com.br/sitehtml/papel/pais/papel/2008/06/07/pais20080607008.html

COMENTÁRIO: Finalmente uma boa notícia com relação ao meio ambiente. Já não era sem tempo. Entretanto ainda esta em fase de proposta. Vamos ver se será operacionalizada. Os problemas ambientais da atualidade, seja no Brasil ou no resto do mundo, baseiam-se em cinco principais fatores: miséria, ignorância, ganância, impunidade e corrupção.
nossos negocios victor engert rizzo meio ambiente amazonia

Hypermarcas compra Farmasa por R$ 873 milhões

FONTE: PORTAL FATOR BRASIL
DATA DA NOTÍCIA: 06/06/2008

A GP e a família Samaja foram assessorados pelo advogado Aloysio Miranda, do Ulhôa Canto, Rezende e Guerra Advogados, na venda por R$ 873 milhões do laboratórico farmacêutico Farmarsa para a Hypermarcas. A operação foi concluída em tempo recorde: apenas quatro dias. O negócio também envolveu a troca de participações. Agora, os antigos proprietários do laboratório passam a ter, cada um, 10% da Hipermarcas, dona das marcas Assolan, Gelol, ZeroCal e Merthiolate.