quarta-feira, 18 de junho de 2008

BP publica Anuário Estatístico sobre Energia Mundial

FONTE: VICTOR RIZZO
DATA DA NOTÍCIA: 18/06/2008

A empresa de petróleo e gás BP publicou seu anuário estatístico sobre o mercado mundial e energia de 2008. Os temas abordados são, reservas, produção, preços e comércio internacional de Petróleo, Gás, Carvão, Energia Nuclear e Hidroelétrica. Trata-se de um documento que vem sendo publicado anualmente desde 1957, oferecendo informação de alto nível sobre o panorama energético mundial.

LINK: http://www.bp.com/liveassets/bp_internet/globalbp/globalbp_uk_english/reports_and_publications/statistical_energy_review_2008/STAGING/local_assets/downloads/pdf/statistical_review_of_world_energy_full_review_2008.pdf

COMENTÁRIO: Trata-se de uma preciosa fonte de dados estatísticos e uma detalhada análise sobre o tema energia, petróleo, gás e outras fontes energéticas, indispensável para que pretende se manter atualizado em relação a temática energia. O consumo de energia no mundo vem crescendo (2,4%) de forma constante por cinco anos consecutivos acima da média histórica, puxado principalmente pelo aumento de consumo na China (7,7%) e na Índia (6,8%). A China contribui com 52% do aumento total no consumo de energia mundial. O consumo da União Européia por sua vez baixou em 2,2%, sendo a maior redução obtida pela Alemanha.
Os países membros da Opep detêm 75,5% das reservas de petróleo comprovadas do mundo, o que os dá um enorme poder de barganha no cenário mundial. Apesar disto sua produção representou apenas 43% da produção mundial em 2007. Do total das reservas mundiais de 61% estão concentradas nos países do Oriente Médio.
Já os Estados Unidos, respondem por 2,4% das reservas comprovadas, 8,0% da produção e 23,9% do consumo mundial. Tamanha desproporção entre reservas e consumo geram uma enorme pressão econômica e política e deixa claro os motivos dos Estados Unidos em invadir o Iraque que possui 9,3% das reservas. Só o população americana que não enxerga isto. A diferença entre consumo per capta dos americanos para o resto do mundo também salta aos olhos.
Na página 16 do relatório, um gráfico muito interessante apresenta a evolução do custo do barril entre 1861 e 2007. Na página 21, um mapa muito interessante apresenta o fluxo de exportação e importação de petróleo nos diversos países do mundo. As mesmas análises são apresentadas também para as demais fontes de energia.
Os números não são exatamente uma novidade, pois esta evolução já era conhecida.
A má noticia. Os estudos da BP indicam que as reservas de petróleo mundias tem prazo para acabar: 41 anos. O que acontece depois disto? Veja os artigos sobre Energia - Renováveis no Blog.
Como o relatório é de 2007 ainda não apresenta as últimas descobertas de reservas de petróleo feitas no Brasil. Sobre o aumento das reservas brasileiras de petróleo veja também o artigo publicado no dia 22/05 Petrobras descobre mais indícios de petróleo na bacia de Santos
Em tempo, para quem não sabe a BP era a antiga British Petroleum, que agora passou a adotar o simpático nome de Beyond Petrol, como a logomarca que faz lembrar um sol ou uma flor. Sugestivo não? Eles devem saber o que estão fazendo... : )
nossos negocios victor engert rizzo energia petroleo gás carvão hidreletrica