domingo, 1 de junho de 2008

Mapas Mentais - Software para mapeamento gráfico de informações

FONTE: VICTOR RIZZO
DATA DA NOTÍCIA: 01/06/2008

Hoje descobri um software muito interessante!!! Trata-se do The Brain, utilizado para visualizar de forma gráfica, relações (links) entre diversas fontes de informações sobre um determinado tema. Os temas podem ser também encadeado de forma gráfica permitindo ao usuário navegar através de clicks de mouse entre os diversos assuntos. O sistema permite indexar informações de diversas fontes e tipologias, tais como arquivos de texto ou imagem, sites da internet, e-mails, contatos, fotos, notas ou qualquer outra fonte digital de informação.
Assim é possível não só estabelecer a conexões entre informações para estruturação do conhecimento, mas também organizar e administrar informações de maneira muito mais eficiente e intuitiva (gráfica). Extremamente simples de utilizar, o software pode ser uma mão na roda para quem realiza pesquisas de qualquer natureza, está montando uma base de conhecimento, gerencia informações de projetos, organiza artigos e notícias, trabalha com patentes ou legislação, ou ainda com dinâmicas de mapas mentais. Um sonho também para quem trabalha com gestão do conhecimento, inteligência competitiva e para quem gosta, como eu, de organizar informações.
Pode ser utilizado em computadores pessoais, intranets ou ainda na internet.
Definitivamente uma nova geração em termos de gerenciamento de informações e conhecimento.
Se você tem que lidar com muita informação, não deixe de conferir.
O conceito na verdade não chega a ser novo. Quando fiz a minha pós-graduação em 1999, já utilizávamos sistemas deste tipo, mas na época eram praticamente inacessíveis. Somente eram utilizados por grandes empresas e centros de pesquisas. Hoje você pode ter no seu computador pessoal!
O software pode ser baixado gratuitamente, para avaliação por 30 dias, no site indicado no link abaixo. É possível também baixar um versão beta.