quinta-feira, 19 de junho de 2008

Brasil aparece em 80º lugar em ranking de abertura ao comércio exterior

FONTE: PORTAL EXAME
DATA DA NOTÍCIA: 18/06/2008

Um dos mais fortes defensores do fim das barreiras aos produtos de países subdesenvolvidos, o Brasil aparece como destaque negativo em termos de abertura ao comércio exterior, segundo pesquisa do Fórum Econômico Mundial, divulgada nesta quarta-feira (18/06).
Entre os 118 países avaliados pela instituição, organizadora do Fórum de Davos, o Brasil aparece em 80º lugar, numa lista de quatro critérios relacionados a “fatores, políticas e serviços que facilitam o livre trânsito de bens pelas fronteiras e até o destino dos produtos”, como define o próprio Fórum.
De acordo com os autores do relatório, os fatores que mais prejudicam o Brasil no ranking são o ambiente de negócios pouco propício, quesito no qual o país foi listado em 96º lugar, e a facilidade oferecida para acesso ao mercado interno, item em que o país ocupa a 92ª posição.

LINK: http://portalexame.abril.com.br/economia/m0162221.html

COMENTÁRIO: O país continua a viver no seu mundo autista, sem perceber as enormes oportunidades comerciais que estamos perdendo. Com relação aos entraves a importação, considere que:
1- O Brasil tem uma enorme carga tributária a importação (cerca de 3 a 8 vezes maior que outros países), com incidência de impostos em cascata. A legislação tributária é esdrúxula e leonina.
2- Nossos portos, que são responsáveis por cerca de 95% do comércio exterior, possuem ainda elevados custos de operação e já estão operando nos seus limites de capacidade.
3- O transporte rodoviário interno se depara com estradas precárias e elevado risco de roubo de cargas e caminhões.
4- A burocracia para habilitação de uma empresa para o comércio exterior é enorme e as empresas se deparam com todo tipo de despreparo e má vontade por parte dos órgãos responsáveis por estes trâmites.
5- O estado possui ainda uma mentalidade retrograda mais voltada para punir os empreendedores do que fomentar o comércio.
Isto sem falar na greve de 52 dias dos fiscais da Receita Federal, que segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola gerou perdas estimadas em 170 milhões para as industrias do setor. Imagine o volume total do prejuízo para toda a economia!!!
Tá certo, quem produz tem que ser penalizado!!! Competitividade, para que ??? O que é isto ???
Como disse o nosso presidente - país não tem pressa : (((
Em tempo, no ranking da pesquisa o Brasil ficou abaixo de Uganda !!!
Veja também a notícia sobre o mesmo tema publicada no Globo http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL635244-9356,00.html
nossos negocios victor engert rizzo comercio exterior economia internacional