terça-feira, 3 de junho de 2008

Cresce a devastação na Amazonia

FONTE: GLOBO.COM
DATA DA NOTÍCIA: 02/06/2008

Avança e destruição da Amazônia. Em abril foram 1.123 km2 de florestas devastadas contra 145 km2 em março. Um impressonante aumento de 774%. Área devastada em abril equivale a da cidade do Rio de Janeiro. O Estado do Mato Grosso foi responsável por 70%.


LINK: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM835791-7823-CRESCE+A+DEVASTACAO+NA+AMAZONIA,00.html

COMENTÁRIO: 774% DE AUMENTO!!! UMA VERGONHA! SEM COMENTÁRIOS. SÓ PRENDENDO.

Segue o link para você enviar uma mensagem de repúdio ao Presidente Lula da Silva. Eu já mandei a minha.

https://sistema.planalto.gov.br/falepr/exec/index.cfm?acao=email.formulario&CFID=4872727&CFTOKEN=41623116

nossos negocios victor engert rizzo meio ambiente amazonia

Grau de endividamento cai e estimula fusões e aquisições

FONTE: GAZETA MERCANTIL
DATA DA NOTÍCIA: 03/06/2008

Empresas menos endividadas, em um ambiente de crescimento econômico, devem sustentar uma nova onda de fusões e aquisições (F&A) no Brasil. O grau de investimento concedido ao País por duas agências, a Standard & Poor’s e a Fitch Ratings, também estimula a compra de participação em empresas, principalmente atraindo estrangeiros para o mercado local. Desde 2005, segundo dados da consultoria Economatica, o grau de endividamento das companhias de capital aberto vem caindo sistematicamente.

LINK: http://www.gazetamercantil.com.br/integraNoticia.aspx?Param=96%2C0%2C1861529%2CUIOU
COMENTÁRIO: Interessante no artigo é o fato de que este aponta que no primeiro trimestre, das 159 fusões analisadas, 119 foram puxadas por empresas brasileiras (75% do total). Ou seja, ainda não estamos sob o efeito da entrada de capital externo por conta da redução do risco de investimento.

Estaleiro Mac Laren se recupera sob o comando de Gisela Mac Laren

FONTE: PORTAL EXAME
DATA DA NOTÍCIA: 29/05/2008

Mulheres em postos de comando ainda são exceção no ambiente empresarial brasileiro. Elas avançam, mas em ritmo lento — ou pelo menos mais lento do que gostariam. Em indústrias pesadas, como a naval, esse fosso se aprofunda. É por isso que a presença de Gisela Mac Laren continua a causar estranheza. Aos 40 anos de idade, a bela Gisela é hoje responsável por trazer de volta à tona um negócio criado há sete décadas por seu avô. Seu estaleiro, o Mac Laren Oil, está hoje entre os cotados para atender a parte da encomenda de 40 navios-sonda e plataformas semi-submersíveis que a Petrobras pretende construir para a exploração dos campos da camada pré-sal, a maior promessa de novas reservas de petróleo no mundo.

LINK: http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0919/negocios/m0160387.html

COMENTÁRIO: O artigo aborda a recuperação do setor naval brasileiro, em especial do Estaleiro Mac Laren Oil, tendo a frente a competência e beleza da neta do fundador. É claro que os bons ventos da economia e em especial da industria do petróleo também estão ajudando. Os estaleiros estão abarrotados de trabalho. Entre 2003 e 2007 o valor dos contratos assinados saltou de US$ 298,3 milhões para US$ 4,3 bilhões e o número de empregos de 7.500 para 40.000. Impresionante recuperação para um setor que já esteve moribundo.

Retaliação aos EUA depende de Doha, diz secretário

FONTE: AGÊNCIA ESTADO / PORTAL EXAME
DATA DA NOTÍCIA: 02/06/2008

O secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Welber Barral, admitiu hoje que o Brasil pode abrir mão de retaliar os Estados Unidos pela vitória na Organização Mundial de Comércio (OMC) contra os subsídios ao algodão caso o governo americano se comprometa a reduzir os subsídios agrícolas nas negociações da Rodada Doha. A OMC deu hoje ganho de causa ao Brasil no processo contra os subsídios americanos ao algodão, que considerou ilegais.

LINK: http://portalexame.abril.com.br/ae/economia/m0160998.html

COMENTÁRIO: Está começando a ficar bom : )). Vamos ver se a política externa condescendente do governo não deixa passar uma oportunidade como esta.

Congresso Nacional precisa consolidar leis de energia

FONTE: ABIAPE
DATA DA NOTÍCIA: maio 2008

Há um silencioso trabalho, do tamanho de uma Itaipu, sendo realizado no Congresso Nacional. A Câmara dos Deputados, sob o argumento de conferir segurança jurídica e regulatória as normas brasileiras referentes ao setor elétrico, aceitou o desafio de consolidar mais de 40 leis expedidas em quatro modelos econômicos distintos e em seis constituições federais diferentes.

LINK: http://www.abiape.com.br/news_200805e01.asp#2

COMENTÁRIO: A notícia em si não traz muitos detalhes, mas o fato é importante. Maior clareza das regras, maior segurança jurídica, maiores níveis de investimento.