sábado, 24 de maio de 2008

Sinopse Internacional

FONTE: BNDES
DATA DA NOTÍCIA: 31/01/2008

Publicação quadrimestral do BNDES. Este número aborda o Panorama da Economia Mundial, Evolução do PIB, Evolução do Preço das Commodities, Reservas de Petróleo, IED (investimentos externos diretos), Comércio Exterior e Internacionalização de Empresas Brasileiras.

LINK: http://www.bndes.gov.br/conhecimento/sinopse_intl/SI09.pdf
COMENTÁRIO: Documento muito bem montado, oferecendo um panorama da economia mundial, reservas de internacionais de petróleo e IED. Não deixe também de ver as edições anteriores.

Balanço Energético Nacional - 2008

FONTE: Empresa de Pesquisa Energética
DATA DA NOTÍCIA: 2008

O documento completo e consolidado do Balanço Energético Nacional - BEN, com estatísticas energéticas nacionais, é disponibilizado tradicionalmente no 2º semestre do ano de sua publicação. No sentido de antecipar o desempenho energético do país logo no 1º semestre do ano, o documento intitulado Resultados Preliminares do BEN 2008 apresenta uma visão preliminar da estrutura de participação dos diferentes energéticos na oferta interna de energia do país em 2007, antecipando os resultados consolidados do BEN.
Neste ano de 2008, a EPE acrescenta aos Resultados Preliminares estatísticas associadas ao consumo dos principais setores econômicos, e dados relativos às principais cadeias energéticas, permitindo que análises mais abrangentes possam ser efetuadas. No sentido de contextualizar os resultados energéticos, o documento traz um resumo de indicadores da atividade econômica, seguido das estatísticas da oferta interna de energia e de energia elétrica.
São apresentadas também considerações sobre a evolução da matriz energética mundial e emissões de CO2 decorrentes de atividades energéticas, permitindo comparações com a matriz brasileira.

LINK: http://ben.epe.gov.br/downloads/Resultados_Pre_BEN_2008.pdf

COMENTÁRIO: Um excelente relatório, completo e atualizado, sobre o panorama de geração e consumo de energia no Brasil. Se você se interessa pelo tema, não deixe de conferir!